A Importancia dos Links Internos

Enquanto muitos profissionais web entendem a importância de construir uma base forte de links externos, muitos não dão importância a uma boa estrutura de links internos.

Como os motores de pesquisa melhoraram os algoritmos de ranking, eles ganharam uma melhor compreensão de como as pessoas ligam as páginas.


Texto Ancorado

Um dos factores que os motores de pesquisa têm vindo a analisar e introduzir nos seus algoritmos de ranking é o texto ancorado - o texto utilizado entre os tags anchor.

O texto aqui é um texto ancorado.

Os motores de pesquisa começaram a perceber que o texto ancorado é muitas vezes mais indicativo sobre o conteúdo das páginas do que o meta data da própria página. Tanto que, de facto, algumas páginas estão posicionadas no top 10 por keywords mais competitivas simplesmente porque muitas outras páginas têm links para essa página utilizando a keyword como texto ancorado do link.

O Google é especialmente sensível ao texto ancorado. De facto, é bem conhecido que se pode aumentar o posicionamento de uma página para uma keyworkd simplesmente utilizando essa keyword como texto ancorado do link para essa página. Por exemplo, se eu pretender aumentar o posicionamento de uma página com a keyword (Optimização de motores de pesquisa) eu vou criar o seguinte link interno:
Optimização de motores de pesquisa.

Depois de algumas semanas, sem mais nem menos, a página estava posicionada em primeiro lugar da pesquisa "Optimização de motores de pesquisa" mesmo que essas palavras não aparecem na própria página.

Uma vez que tenha percebido da importância atribuída ao texto ancorado, pode pensar que talvez seja necessário voltar a dar uma vista de olha à forma como cria links para as suas próprias páginas.


Conservando o Peso dos Seus Links

Uma outra consideração em fazer links internos conservando ou distribuindo o peso dos links.

A maioria dos sites têm a maioria dos seus links externos direccionados para a página index. Assim sendo dê uma vista de olhos à sua página index. Todas as páginas mais importantes estão ligadas a partir da sua página index? Ou as páginas mais importantes estão a alguns cliques daí?


Siga esta formula simples:

Quanto mais importante é a página, maior a ocorrência de links para essa página dentro do site. Quanto menos importante é a página, menor a frequência do numero de links.

Algumas páginas, tais como Termos do Serviço ou Politica de Utilização das Páginas, não necessitam de ter links a partir de cada página. E os links para sites externos devem ser mantidos no mínimo.


Resumindo

Quando constrói links, olhe em primeiro lugar para as suas próprias páginas. É muitas vezes, posicionar keywords moderadamente ou minimamente a no topo do resultado da pesquisa basta optimizar os links internos.

0 comments:

Enviar um comentário