White Hat, Black Hat - O que é isso?

Existem as técnicas de optimização de motores de pesquisa ÉTICAS e que são apelidadas de "White Hat" (Chapéu Branco) e existem outras em contrapartida MENOS ÉTICAS apelidadas de "Black Hat" (Chapéu Preto).

Com o evoluir do SEO, foram-se desenvolvendo diversas técnicas de optimização, nos primeiros tempos do SEO foram aparecendo pioneiros que desenvolveram técnicas muito boas e ÉTICAS e que realmente proporcionando uma boa experiência de navegação aos utilizadores, uma das principais preocupações dos motores de pesquisa pois eles pretendem fornecer a melhor informação possível a um utilizador que utilize um motor de pesquisa. Contrariamente aos pioneiros que ao longo dos anos foram desenvolvendo técnicas de SEO ÉTICAS, foram aparecendo pessoas que começaram a desenvolver técnicas MENOS ÉTICAS e essas técnicas não são aprovadas pelos motores de pesquisa e podem fazer com que o site seja banido do(s) motore(s) de pesquisa.

Uma técnica SEO é considerada "White Hat" (Chapéu Branco) se estas são conformes às directivas dos motores de pesquisa. Sendo que as directivas dos motores de busca não estão estipuladas como uma série de regras ou mandamentos, isto é uma distinção importante a notar. SEO White Hat não é simplesmente seguir as directivas, mas é igualmente assegurar-se de que o conteúdo que um motor de pesquisa indexa e que por consequência dá uma nota é o mesmo conteúdo que o utilizador irá ver.

O conselho para o "White Hat" é geralmente resumido a criar conteúdo para os utilizadores e não para a optimização dos motores de pesquisa, e depois disponibilizar facilmente o acesso aos "Spiders" (aranhas) em vez de tentar enganar o algoritmo. SEO White Hat é de certa forma similar ao desenvolvimento web que promove a boa acessibilidade, no entanto os dois não são idênticos.

SEO Black Hat (Chapéu Preto) tenta aumentar o "Ranking" com métodos que não são aprovados pelos motores de pesquisa. Algumas técnicas utilizadas em "Black Hat" são, utilizar texto dissimulado, utilizar texto da mesma cor que a cor de fundo (Por exemplo: um fundo preto com texto preto), utilizar uma "div" invisível ou posicionada fora do ecrã. Outro método é dar uma página diferente dependendo de quem está a pedir a página, um visitante humano ou um motor de pesquisa, uma técnica conhecida com "Cloaking".

Os motores de pesquisa podem penalizar um site se eles descobrem que foram utilizados métodos "Black Hat"reduzindo o "Ranking" ou eliminá-lo das suas listas de indexação ou ambos. Tais penalizações podem ser aplicadas automaticamente pelos algoritmos dos motores de pesquisa ou por um humano que revê o site.

Um infame exemplo foi em Fevereiro de 2006 em que o Google removeu ambos a BMW Germânica e Ricoh Germãnica por utilizarem práticas "Black Hat". Ambas as companhias, no entanto, rapidamente pediram desculpa e resolveram o problema das páginas que utilizavam tais técnicas e depois disso o Google restauro-as nas suas listas de indexação.


Resumindo

Se pretende ocupar-se do SEO, optimização de motores de pesquisa, do seu site faça-o de forma inteligente e não utilize técnicas duvidosas que a curto prazo o podem posicionar no topo dos resultados de pesquisa mas que a médio prazo poderão fazer com que o seu site seja banido da lista de indexação dos motores de pesquisa e desta forma irá desaparecer da Internet e todo o tempo, que será muito acredite, terá sido gasto em vão.
Se pretende que uma empresa se ocupe do SEO do seu site então certifique-se das técnicas utilizadas por essa empresa, pois se estes utilizam técnicas muito agressivas podem fazer com que eles sejam banidos e o seu site também.

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