Quando uma companhia decide de comercializar um produto, a localização da loja pode ser um factor decisivo no sucesso ou no fracasso do negócio. Não importa o quanto o seu produto é bom, o preço ou a marca se a sua loja encontra-se no meio do Deserto Sahara, iria sem dúvida falhar.

No outro lado da moeda, muitas companhias prosperam mesmo com marcas fracas, preços não competitivos e produtos de segunda porque eles têm a sua loja numa área de grande tráfego.

Search Engine Optimization é localização. E como eles dizem no negócio de retalho, é tudo uma questão de localização, localização e localização.


Uma comunidade

Quantas livrarias pode uma cidade Portuguesa suster? Em Lisboa, existem dezenas. Todas estas livrarias podem coexistir porque, para a maioria delas, cada alvo é uma área demográfica relativamente pequena - a vizinhança da loja.

No entanto, quando vai online, está a inserir uma localização geográfica. É uma cidade chamada a Internet. I como no mundo real, a localização importa. Mas existe uma grande diferença: unicamente 10 sites podem habitar o top 10 no resultado da pesquisa.

Durante anos, muitas livrarias tentaram competir com Amazon.com e Barnes and Noble. Mas quando procura livros, vê Amazon em primeiro lugar e Barnes and Noble em segundo. Porque é que um consumidor sentiria a necessidade de ir descendo?

Se o seu site não está no topo do resultado da pesquisa, para todas as intenções e finalidades você não existe online. É como se tivesse a sua loja no meio do Deserto Sahara.


A localização Ideal

Quer uma loja no Chiado ou no Colombo? Isso iria-lhe custar muito dinheiro. Contudo muitos comerciantes achariam que valeria a pena cada cêntimo investido.


Resumindo

O posicionamento num motor de pesquisa não é a única finalidade de um modelo de companhia online. Precisará de construir uma marca na qual os consumidores podem confiar, juntamente com um produto que os consumidores necessitam, mas é o primeiro passo. Sem localização, simplesmente demográficamente não existe.

0 comments:

Enviar um comentário