Glossario SEO

Antes de ir mais longe acho que é importante esclarecê-los sobre algumas abreviações e termos que irão ser utilizadas neste blog e que irá encontrar através da Internet.

Algoritmo - Uma formula que determina a posição de uma página web no resultado de uma pesquisa num motor de buscas.

ALT text - É o texto que aparece quando passa com o rato em cima de uma imagem ou foto.

Anchor Text - Texto Ancorado - Conhecido também como um link texto, o texto clicável de um link.

Below the fold - Abaixo da dobra - Conteúdo de uma página web que não é vista pelo utilizador a não ser que ele desça a página.

Clustering - Agrupamento - Numa página de resultados duma pesquisa num motor de busca, agrupamento é limitar cada site web representado a uma ou duas listas. Por exemplo: Se fizer uma pesquisa sobre comércio electrónico e se no resultado da pesquisa obtiver um site que tem 15 páginas mencionando "comércio electrónico" a página de resultados da pesquisa irá simplesmente mostrar uma ou duas páginas desse site.

CPA - Cost Per Action - Custo por acção.

CPC - Cost Per Click - Custo por clique.

CPM - Cost per 1,000 impressions - Custo por 1,000 visualizações no ecrã.

CSS - Cascading Style Sheets - Folha de estilo para páginas web.

CTR - Click Through Ratio - Clique por relação

Doorway Page - Porta de atracção- Uma página web designada para atirar o tráfego da Internet dos motores de buscas e depois encaminhar este tráfego para outro site web.

EPV - Earnings Per Visitor - Ganhos por Visitante

Filter Words - Filtro de Palavras - Palavras tais como, é, sou, era, foi, o, para, do, etc, que os motores de pesquisa consideram irrelevantes para propósitos de indexação.

Hit - Um único pedido de acesso ao servidor.

IBL - Inbound Link - Link de Chegada - Um link de um outro site para o seu site.

LS
- LookSmart - Mais informações aqui

ODP - The Open Directory Project (http://dmoz.org/) - O projecto o Directório aberto

Outbound Link - Link de Saída - Um link a partir do seu site para outro site.

Page Views - Páginas Vistas - O numero de vezes que uma determinada página de um site foi vista.

PPC - Pay Per Click - Pagamento Por Clique.

Query - Pergunta - a execução de uma pesquisa num motor de pesquisa.

RFP - Request for Proposal - Pedido para a Proposta

ROI - Return of Investment - Retorno do Investimento.

SE - Search engine - Motor de Pesquisa

SEM - Search engine marketing - Marketing em Motores de Pesquisa

SEO - Search engine optimization - Optimização de Motores de Pesquisa

SEP - Search engine placement - Posicionamento em Motores de Pesquisa

SERP - Search Engine (Search) Results Page - Página de Resultados de uma pesquisa num motor de pesquisa.

Stemming - Words variations - Variação de palavras. Por exemplo: se inserir uma pedido "nadar", um motor de pesquisa que suporta "Stemming" pode devolver resultados que incluem "nadando" ou "natação".


Stop Word - Uma palavra que é ignorada num pedido porque é utilizada tanta vez que não trás nenhuma relevância. Por Exemplo: palavras comuns utilizadas na Internet tais como, computador e web e palavras gerais tais como eu, mim, o , tu, etc.

Unique Visitor - Uma instância de uma única conexão ao seu servidor.

URL - Universal Resource Locator - O endereço de um site. Por Exemplo: http://comercioonline.blogspot.com

USP - Unique Selling Proposition - Proposição de Venda Única - Por vezes definido erradamente como Ponto de Venda Única. O conceito de Proposição de Venda Única foi desenvolvido por Reeves Da agência Ted Bates. Ele declara que para que um anúncio seja eficaz, são necessários ter em conta três elementos:


1 comments:

At 29/08/08, 08:50 Mary said...

Sua traducao de stemming está errada. Em ingles ele usa o exemplo "swim", com resultado do algoritmo de steming as palavras: "swimming" or "swims". Mas para o portugues nao dá certo! A palavra natacao NAO seria resultado para a palavra nadar utilizando o algoritmo de stemming.
Muito cuidado com as traducoes ao pe da letra!!!

 

Enviar um comentário