Enquanto muitos profissionais web entendem a importância de construir uma base forte de links externos, muitos não dão importância a uma boa estrutura de links internos.

Como os motores de pesquisa melhoraram os algoritmos de ranking, eles ganharam uma melhor compreensão de como as pessoas ligam as páginas.


Texto Ancorado

Um dos factores que os motores de pesquisa têm vindo a analisar e introduzir nos seus algoritmos de ranking é o texto ancorado - o texto utilizado entre os tags anchor.

O texto aqui é um texto ancorado.

Os motores de pesquisa começaram a perceber que o texto ancorado é muitas vezes mais indicativo sobre o conteúdo das páginas do que o meta data da própria página. Tanto que, de facto, algumas páginas estão posicionadas no top 10 por keywords mais competitivas simplesmente porque muitas outras páginas têm links para essa página utilizando a keyword como texto ancorado do link.

O Google é especialmente sensível ao texto ancorado. De facto, é bem conhecido que se pode aumentar o posicionamento de uma página para uma keyworkd simplesmente utilizando essa keyword como texto ancorado do link para essa página. Por exemplo, se eu pretender aumentar o posicionamento de uma página com a keyword (Optimização de motores de pesquisa) eu vou criar o seguinte link interno:
Optimização de motores de pesquisa.

Depois de algumas semanas, sem mais nem menos, a página estava posicionada em primeiro lugar da pesquisa "Optimização de motores de pesquisa" mesmo que essas palavras não aparecem na própria página.

Uma vez que tenha percebido da importância atribuída ao texto ancorado, pode pensar que talvez seja necessário voltar a dar uma vista de olha à forma como cria links para as suas próprias páginas.


Conservando o Peso dos Seus Links

Uma outra consideração em fazer links internos conservando ou distribuindo o peso dos links.

A maioria dos sites têm a maioria dos seus links externos direccionados para a página index. Assim sendo dê uma vista de olhos à sua página index. Todas as páginas mais importantes estão ligadas a partir da sua página index? Ou as páginas mais importantes estão a alguns cliques daí?


Siga esta formula simples:

Quanto mais importante é a página, maior a ocorrência de links para essa página dentro do site. Quanto menos importante é a página, menor a frequência do numero de links.

Algumas páginas, tais como Termos do Serviço ou Politica de Utilização das Páginas, não necessitam de ter links a partir de cada página. E os links para sites externos devem ser mantidos no mínimo.


Resumindo

Quando constrói links, olhe em primeiro lugar para as suas próprias páginas. É muitas vezes, posicionar keywords moderadamente ou minimamente a no topo do resultado da pesquisa basta optimizar os links internos.

Quando uma companhia decide de comercializar um produto, a localização da loja pode ser um factor decisivo no sucesso ou no fracasso do negócio. Não importa o quanto o seu produto é bom, o preço ou a marca se a sua loja encontra-se no meio do Deserto Sahara, iria sem dúvida falhar.

No outro lado da moeda, muitas companhias prosperam mesmo com marcas fracas, preços não competitivos e produtos de segunda porque eles têm a sua loja numa área de grande tráfego.

Search Engine Optimization é localização. E como eles dizem no negócio de retalho, é tudo uma questão de localização, localização e localização.


Uma comunidade

Quantas livrarias pode uma cidade Portuguesa suster? Em Lisboa, existem dezenas. Todas estas livrarias podem coexistir porque, para a maioria delas, cada alvo é uma área demográfica relativamente pequena - a vizinhança da loja.

No entanto, quando vai online, está a inserir uma localização geográfica. É uma cidade chamada a Internet. I como no mundo real, a localização importa. Mas existe uma grande diferença: unicamente 10 sites podem habitar o top 10 no resultado da pesquisa.

Durante anos, muitas livrarias tentaram competir com Amazon.com e Barnes and Noble. Mas quando procura livros, vê Amazon em primeiro lugar e Barnes and Noble em segundo. Porque é que um consumidor sentiria a necessidade de ir descendo?

Se o seu site não está no topo do resultado da pesquisa, para todas as intenções e finalidades você não existe online. É como se tivesse a sua loja no meio do Deserto Sahara.


A localização Ideal

Quer uma loja no Chiado ou no Colombo? Isso iria-lhe custar muito dinheiro. Contudo muitos comerciantes achariam que valeria a pena cada cêntimo investido.


Resumindo

O posicionamento num motor de pesquisa não é a única finalidade de um modelo de companhia online. Precisará de construir uma marca na qual os consumidores podem confiar, juntamente com um produto que os consumidores necessitam, mas é o primeiro passo. Sem localização, simplesmente demográficamente não existe.

Com a tomada de consciência da importância dos links nos motores de posicionamento, muitos webmasters estão desejosos de aumentar a popularidade dos seus sites. Depois de submeter os seus links nalguns directórios web, o que é que ainda falta fazer?

Directórios Web

O primeiro lugar para começar a construção de links é claro, com os directórios web:

BlueFind Web Directory http://www.bluefind.com/

Yahoo! Directory http://dir.yahoo.com/

DMOZ http://dmoz.org/

GoGuides http://www.goguides.org/

Skaffe http://www.skaffe.com/

Business.com http://www.business.com

INDN http://www.indn.org/

JoeAnt http://www.joeant.com/

The Invisible Web Directory http://www.invisible-web.net/

Abilogic http://www.abilogic.com/


Ligação Recíproca

Uma forma popular de adquirir links é de configurar uma área de "Recursos" no seu próprio site, e depois escrever para os webmasters de outros sites e pedir uma troca de links.

O inconveniente com este método é que pode revelar-se uma tarefa chata para ter centenas de de links recíprocos. Esta técnica é extremamente consumidora de tempo.


Escrever Artigos

Uma das poucas formas de ter links a baixo custo é de escrever conteúdo que irá gerar links para o seu próprio site ou que irá permitir a colocação desses mesmos artigos noutros sites em troca de um link. A CNN e outros sites de noticias têm centenas de links ou mais cada dia por causa do conteúdo único que fornece. Se tem a possibilidade de publicar noticias ou outros artigos informativos no seu site, faça-o de qualquer forma.

O resultado disto é que irá autorizar os outros a publicarem os seus artigos no seu site em troca de um link para o seu site. Para um determinado tópico, existem centenas de sites esfomeados por conteúdo. Assegure-se no entanto de pedir um link, um link válido para a indexação nos motores de pesquisa. Se o link não é válido para a indexação num motor de pesquisa então está simplesmente a ajudar um site que pode estar a competir para as mesmas palavras chave que está a tentar.


Sites Patrocinadores

Uma das mais eficientes formas de gerar milhares e milhares de links para o seu site é patrocinado outros sites. A beleza de patrocinar outros sites é que isso expõe os seus produtos ou serviços para uma base de utilizadores de um site que já foi estabelecido, e permite-lhe de se concentrar na promoção dos seus produtos.


Resumindo

Verá que construir um site é a parte mais fácil de um negócio na Internet. Construir uma presença na Internet é a parte que consome mais tempo. Mas uma vez que esteja feito, irá sem qualquer dúvida achar a Internet um lugar fantástico para fazer negócios.

Glossario SEO

Antes de ir mais longe acho que é importante esclarecê-los sobre algumas abreviações e termos que irão ser utilizadas neste blog e que irá encontrar através da Internet.

Algoritmo - Uma formula que determina a posição de uma página web no resultado de uma pesquisa num motor de buscas.

ALT text - É o texto que aparece quando passa com o rato em cima de uma imagem ou foto.

Anchor Text - Texto Ancorado - Conhecido também como um link texto, o texto clicável de um link.

Below the fold - Abaixo da dobra - Conteúdo de uma página web que não é vista pelo utilizador a não ser que ele desça a página.

Clustering - Agrupamento - Numa página de resultados duma pesquisa num motor de busca, agrupamento é limitar cada site web representado a uma ou duas listas. Por exemplo: Se fizer uma pesquisa sobre comércio electrónico e se no resultado da pesquisa obtiver um site que tem 15 páginas mencionando "comércio electrónico" a página de resultados da pesquisa irá simplesmente mostrar uma ou duas páginas desse site.

CPA - Cost Per Action - Custo por acção.

CPC - Cost Per Click - Custo por clique.

CPM - Cost per 1,000 impressions - Custo por 1,000 visualizações no ecrã.

CSS - Cascading Style Sheets - Folha de estilo para páginas web.

CTR - Click Through Ratio - Clique por relação

Doorway Page - Porta de atracção- Uma página web designada para atirar o tráfego da Internet dos motores de buscas e depois encaminhar este tráfego para outro site web.

EPV - Earnings Per Visitor - Ganhos por Visitante

Filter Words - Filtro de Palavras - Palavras tais como, é, sou, era, foi, o, para, do, etc, que os motores de pesquisa consideram irrelevantes para propósitos de indexação.

Hit - Um único pedido de acesso ao servidor.

IBL - Inbound Link - Link de Chegada - Um link de um outro site para o seu site.

LS
- LookSmart - Mais informações aqui

ODP - The Open Directory Project (http://dmoz.org/) - O projecto o Directório aberto

Outbound Link - Link de Saída - Um link a partir do seu site para outro site.

Page Views - Páginas Vistas - O numero de vezes que uma determinada página de um site foi vista.

PPC - Pay Per Click - Pagamento Por Clique.

Query - Pergunta - a execução de uma pesquisa num motor de pesquisa.

RFP - Request for Proposal - Pedido para a Proposta

ROI - Return of Investment - Retorno do Investimento.

SE - Search engine - Motor de Pesquisa

SEM - Search engine marketing - Marketing em Motores de Pesquisa

SEO - Search engine optimization - Optimização de Motores de Pesquisa

SEP - Search engine placement - Posicionamento em Motores de Pesquisa

SERP - Search Engine (Search) Results Page - Página de Resultados de uma pesquisa num motor de pesquisa.

Stemming - Words variations - Variação de palavras. Por exemplo: se inserir uma pedido "nadar", um motor de pesquisa que suporta "Stemming" pode devolver resultados que incluem "nadando" ou "natação".


Stop Word - Uma palavra que é ignorada num pedido porque é utilizada tanta vez que não trás nenhuma relevância. Por Exemplo: palavras comuns utilizadas na Internet tais como, computador e web e palavras gerais tais como eu, mim, o , tu, etc.

Unique Visitor - Uma instância de uma única conexão ao seu servidor.

URL - Universal Resource Locator - O endereço de um site. Por Exemplo: http://comercioonline.blogspot.com

USP - Unique Selling Proposition - Proposição de Venda Única - Por vezes definido erradamente como Ponto de Venda Única. O conceito de Proposição de Venda Única foi desenvolvido por Reeves Da agência Ted Bates. Ele declara que para que um anúncio seja eficaz, são necessários ter em conta três elementos:


Está interessado no comércio electrónico e está pronto a afrontar o mercado?

Criar uma conta num site de compra e venda online tais como eBay ou Amazon pode revelar-se uma escolha judiciosa. Os clientes podem a partir de um site de compra e venda online, escolher um bem que eles desejam comprar e o site vai gerar um lista de lojas virtuais, o seu talvez, que desejam vender esse produto.

Em menos de 30 minutos pode obter a sua loja online etapa por etapa. O seu site terá um endereço e será publicado em todos os motores de pesquisa. Pra mais poderá utilizar uma linha segura (directamente ligada a um banco, sem intermediários) para fazer as suas transacções através da Internet.

Os sites de compra e venda online oferecem-lhe de construir a sua loja virtual gratuitamente; mas em compensação eles guardam uma percentagem das suas vendas.

Então, porque hesitar? Mesmo que esteja inserto do comércio electrónico, não terá qualquer despesa inútil a fazer. Unicamente trinta minutos do seu tempo...
E se os seus produtos fizerem sensação?

As transacções não serão seguras... elas já o são ! A segurança de uma transacção electrónica repousa sobre quatro factores: a sua confidencialidade, a sua integridade (ela chaga inteira), a sua autenticação (o comerciante e o consumidor são bem aqueles que eles pretendem ser) e a sua não-repudiação (não pode dizer "eu não a fiz"). Hoje em dia todos os grandes navegadores, (Firefox e Explorer) satisfazem as exigências.

O problema não é portanto a tecnologia; ele é humano. Os consumidores ainda têm falta de confiança no comércio electrónico, mas é mais seguro hoje de comprar um produto através da Internet que de deixar o seu cartão de crédito em cima do balcão de um restaurante ou de dizer o seu numero através do telefone.

Existem diferentes formas de web sites comerciais. Elas diferem em relação à sua utilidade e igualmente à sua complexidade. Note que geralmente faz-se notar uma progressão.

Site informativo
Serve para se apresentar na web e a se familiarizar com a Internet. Também é constituído de uma foto da companhia e de informações podendo servir a atirar potenciais clientes. Por exemplo, ver o site de empresa Marmivedras na região de Torres Vedras.

Site transitivo (interactivo)
Possui as propriedades de um site informativo, mas este tipo de site dá a possibilidade aos clientes de obter um orçamento e/ou de encomendar. A solução mais popular para as compras através da Internet consiste na criação de uma cesto de compras virtual. Quando um consumidor se interessa por um objecto, este pode clicar na sua imagem para o adicionar a uma factura. No fim das compras, o consumidor pode pagar em segurança através da Internet.

Site integrado
Mesmo sendo o mais complexo, a simplicidade de um site integrado permanece idêntica ao site transitivo do ponto de vista do cliente. A diferença: as transacções concluídas por este tipo de site são encaminhadas directamente aos outros programas, tais como programas de contabilidade ou de gestão de stock. Ainda que caros, este tipo de sites reduz significativamente o numero de erros na manipulação dos dados e, por consequência, reduz a importância das perdas.

A razão principal de se interessar ao comércio electrónico: ele abre-lhe as portas a algumas dezenas de milhões de potenciais clientes por um módico montante. Para mais ele possui uma multitude de vantagens:

A velocidade
Cada vez mais os prazos são reduzidos entre o momento onde se manifesta a necessidade e o momento onde o bem ou o serviço é entregue. Para permanecer competitivas, as companhias deverão assimilar esta nova realidade. Com a Internet, a informação viaja mais rapidamente. Por exemplo, contrariamente ao correio postal, o correio electrónico é instantâneo.

As economias
Os custos de exploração (marketing, produção e inventário), de distribuição e de entrega podem ser significativamente reduzidos com a utilização do comércio electrónico.

Tudo isso é possível graças à redução de trabalho dos empregados associada à manipulação do papel, à utilização do telefone e do fax, etc. Ele reduz igualmente a possibilidade de erros na recolha de dados.

Novos mercados
Para as PME ou privados, o comércio electrónico abre as portas sobre o mercado internacional, um mercado praticamente equivalente ao das grandes empresas.

Redução da cadeia de distribuição
As empresas que fabricam os bens têm interesse em vende-los directamente ao cliente final em vez de passar pelos intermediários.

A flexibilidade
A Internet fornece aos seus clientes um acesso rápido aos seus produtos e isso, 7 dias sobre 7, 24 horas sobre 24, 365 dias sobre 365.

O terceiro milénio é caracterizado por uma revolução tecnológica outrora inimaginável. O conjunto de alterações informáticas e electrónicas faz-se ressentir sobre a economia. Através do comércio electrónico as companhias podem aumentar consideravelmente o seu volume de negócios... ou desaparecer ! É esta a razão pela qual decidi lançar este blog... informar as companhias e privados sobre as possibilidades do comércio electrónico.


O que é o comércio electrónico?

Reduzido à sua expressão mais simples, o comércio electrónico consiste numa troca de informações que irá conduzir à uma troca de bens ou de serviços por vias electrónicas. Quando dizemos as palavras "Comércio Electrónico", a ideia de vendas vem automaticamente à cabeça das pessoas. É verdade que o comércio electrónico inclui este tipo de transacções, mas as possibilidades são muito maiores. Na realidade, o comércio electrónico de empresa ao consumidor é muito menos importante que o comércio electrónico entre empresas. Quais são as possibilidades do comércio electrónico

  • Fornecer informação aos consumidores e/ou fornecedores
  • Comunicar (email, grupos de discussão)
  • Vendas online (catálogos electrónicos, orçamentos)
A Internet oferece um potencial enorme para o comércio electrónico, mas provoca infelizmente um certo temor. Através deste blog eu espero informá-los melhor sobre as possibilidades da Internet no seu negócio.