Este post pode parecer um pouco fora do contexto deste blog mas penso que não o seja. E a razão deste post é a seguinte.

Eu decidi fazer uma pesquisa de produtores Portugueses, desde o vinho ao azeite e para minha surpresa... enfim meia surpresa... a maioria dos produtores não têm um site e os que têm estão francamente mal concebidos. Uma característica marcante da muitos sites é que ainda utilizam "Frames". Como é que um webmaster continua a utilizar "Frames" quando sabemos que as "Frames" não são nada aconselhável para a indexação desses mesmos sites nos motores de busca?
Outro ponto marcante é a falta de optimização dos sites para os motores de busca, e não estou a falar de grandes medidas de optimização, estou a falar de pequenas medidas que podem fazer a diferença tais como os títulos e nome de ficheiros das páginas, os "Metatags" Keywords e Description, palavras chave em negrito e inseridas no conteúdo, etc, etc...

Eu sou Português e actualmente resido no Canadá, mais precisamente em Montreal e aqui como em outros países encontram-se poucos produtos Portugueses o que é lamentável pois temos excelentes produtos. Os vinhos são dos produtos que se encontram em maior quantidade mas mesmo assim são poucos, em relação aos Azeites, esses então são raríssimos. Tendo em conta a qualidade do nosso azeite, que foi premiado em vários festivais internacionais, não consigo compreender porque é que os produtos Portugueses têm tanta dificuldade em serem exportados.
Será um problema de mentalidades e de inferioridade ou será um problema de gestão e de marketing?

Penso que existe um grande problema de mentalidades, de um lado grande parte dos produtores que não têm qualquer conhecimento ou têm muito pouco sobre as novas tecnologias e por outro lado as ditas empresas de desenvolvimento web com preços baixíssimos que não têm conhecimento da optimização dos sites para os motores de busca.

Existe ainda um factor mas no qual eu não me quero aventurar muito por desconhecimento dessa matéria, esse factor é a ajuda do governo aos produtores, que tipos de ajudas são disponibilizadas pelo estado aos produtores que tentam exportar os seus produtos?

1 comments:

At 21/10/08, 05:36 Unknown said...

Caro Helvio Alves,
Em relação ao seu post, nao podia estar mais de acordo consigo. Tanto assim que nos últimos meses tenho trabalhado no meu portal de vendas de produtos Portugueses, como o Vinho e o Azeite e mais a frente, outros produtos de referência. O endereço é www.portugalhere.com e em breve estará online!!!

 

Enviar um comentário