Ok, eu tinha-vos prometido mais dicas para Optimizar o seu site para os Motores de Busca, então aqui vão elas.

O Texto é seu amigo
Mesmo se a maioria dos motores de busca podem indexar a maioria do conteúdo, nos dias que correm texto corrido é sempre o mais fácil.
Se puder adicionar as palavras chave e frases em que está interessado em promover no texto do seu site de forma natural e moderada isso irá ajudar.

Titulo das Páginas
Certifique-se de que cada página tem um nome e um descritivo único.

Evitar Frames
É uma má ideia utilizar frames no seu site. Isso irá tornar a indexação do seu conteúdo muito complicada para os motores de busca.
Se quer preservar o efeito das frames pode utilizar outros métodos.

Inclua um Mapa do seu Site
Se tem uma página no seu site com links para todas as outras páginas no seu site isso ajuda a indexação nos motores de busca.

Utilize nomes de ficheiros descritivos
Em vez de nomear os seus ficheiros rvp_form.php ou página1.html ou algo do género, utilize um nome descritivo que reflecta o conteúdo desses páginas. Por exemplo: se vender tampos de granito então a página desses produtos deveria ser nomeada tampos_de_grantio.html em vez de produtos.html

Manter o conteúdo actualizado
Conteúdo actualizado é sempre uma boa coisa e os "Spiders" dos motores de busca adoram isso. Portanto manter o conteúdo do seu site actualizado irá ajudar.

Flash
Evite utilizar o flash no seu site pois os motores de busca têm imensas dificuldades em indexar o conteúdo. Um conselho se tem um site feito exclusivamente em flash... faça o seu site novamente em HTML.

URLs "Hostis" para Motores de Busca
URLs "Hostis" para Motores de Busca são o reverso da medalha da utilização de Systemas de Gestão de Conteúdos "CMS - Content Management System" que não são desenvolvidos a pensar na indexação dos motores de busca.
Aqui estão alguns exemplos de URLs "Hostis":

Exemplo 1:
http://www.seudominio.com/produtos.php&214=prod566&subproduto

Exemplo 2:
http://www.seudominio.com/tampos/nomeficheiro.php?
id=z32op&produtoId=332588&section=333548heesg5&marca=9987

Estes URLs são problemáticos porque um motor de busca consideram estes endereços altamente complexos para os seus "Spiders". E porque é que eles são muito complexos? Basta dizer que quanto mais complexo for o URL, maior as hipóteses dum robô considerar o conteúdo muito dinâmico para o ler, este muda com muita frequência para ter valor para o motor de busca.

A forma de contornar este tipo de URLs não é assim tão difícil. Isso pode exigir um pequeno investimento de tempo e de dinheiro. O "Tempo" será exigido quando for necessário de investigar que tipo de solução ideal para corrigir o URL do seu site. O "Dinheiro" será exigido para pagar um programador para implementar e testar os novos URLs. Aqui está a forma de como um URL deve parecer uma vez que eles tenham sido configurados de forma a serem amigáveis para os motores de busca:

Exemplo 1 corrigido:
http://www.meudominio.com/produtos/214/prod566/subproduto/

Exemplo 2 corrigido:
http://www.seudominio.com/tampos/tampos_de_cozinha/z32op/tampo332588/

Estes URLs são claramente melhores porque eles não incluem caracteres estranhos que são tão correntes em sites dinâmicos. Pra mais os URLs foram corrigidos de forma a parecerem-se como directórios de sites web normais quando de facto eles são URLs dinâmicos.

Importante: é vital que minimize o tamanho dos URLs que vê. Os motores de busca podem parar de percorrer um site web se este aparente ter muitos sub-directórios.
Os exemplos acima mostram os URLs corrigidos que têm tantos sub-directórios quantos os permitidos.

Mais uma vez espero que estas dicas o possam ajudar no desenvolvimento de seu site ou na remodelação ou optimização do mesmo.
Não hesitem em me deixar algumas dicas para que os outros leitores possam igualmente aproveitar as suas dicas, assim todos ficamos a ganhar.

0 comments:

Enviar um comentário