A forma como um webmaster desenvolve um site é fundamental para o posicionamento nos resultados de uma pesquisa.

Todos aqueles que trabalham no sentido de optimizar um site para que este apareça no topo ou pelo menos na primeira página dos resultados de uma pesquisa têm os seus truques, eu não fujo à regras e assim sendo decidi colocar os 10 primeiros, sim porque eu tenho mais, mas elas virão mais tarde :)

NEGRITO
Utilize os tags em algumas palavras chave em cada página. No entanto não os utilize em todas as palavras que aparecem. Duas ou Três é suficiente.

Ligações Profundas
Assegure-se de que tem links externos para a maior quantidade de páginas possíveis. O que é que isto quer dizer para um motor de pesquisa quando outros sites apontam para diferentes páginas do seu site? Quer muito provavelmente dizer que tem conteúdo importante no seu site. O que é que quer dizer para um motor de pesquisa quando todos os links externos apontam para a mesma página? Que tem um site superficial e com conteúdo sem grande valor ou ainda que os links foram criados automaticamente em vez de terem sido criados devido ao valor do conteúdo do site.

Torne-se um estrangeiro. Brasil e outros países de expressão Portuguesa têm vários directórios para sites de companhias baseadas nesses países. Consegue obter um endereço para negócios num desses países?

Newsletter
Ofereça artigos para publicações online que arquivam as suas publicações. O link permanece "vivo" durante anos nos arquivos deles.

Primeiro a chegar, primeiro a ser servido
Se necessita de ter imagens com links no menu, inclua igualmente links texto e assegure-se de que estes aparecem em primeiro lugar no código do site porque os robôs dos motores de busca irão seguir o primeiro link que eles encontrarem. Eles não irão seguir links adicionais para a mesma página.

Múltiplos domínios
Se tem vários tópicos que poderiam suportar um nome de domínio, isso poderia ser uma mais valia. Porquê? Em primeiro lugar, habitualmente os motores de busca listam unicamente uma página por domínio para qualquer pesquisa efectuada e poderia necessitar de duas. Em segundo lugar, os directórios habitualmente só aceitam as home pages, desta forma pode obter mais listagens nos directórios.

Troca de artigos
Ouviu falar sobre troca de links, inúteis como geralmente o são. Troca de artigos é como uma troca de links, mas muito mais úteis. Publica um artigo de uma outra pessoa um assunto que também aborda com um link para o site dessa pessoa. Ela publica um artigo sobre o mesmo assunto, ou relacionado, com um link para o seu site. Ambos têm conteúdo e ambos têm links de alta qualidade.

Títulos para os links
O links também podem ter títulos. Isso não só ajuda os utilizadores com dificuldades visuais a saberem onde é que os está a enviar, mas alguns motores de busca têm isso em conta para a relevância da página.

Texto ancorado
Não abuse no texto ancorado. Não quer que os seus links internos sejam todos parecidos porque isso irá parecer-se com automação - algo de que o Google não gosta nada. Utilize o seu URL de vez em quando, outras vezes, o nome da sua companhia, ocasionalmente, o nome de um produto ou serviço da sua companhia, etc.

Mapa do Site
Um site grande necessita de um mapa, que deveria estar ligado a cada página do seu site. Isso irá ajudar os robôs dos motores de busca a encontrarem cada página unicamente com dois cliques. Um site pequeno também necessita de um mapa. É chamado um menu de navegação.

Mais dicas seguirão nos próximos posts, espero que estas dicas possam ser úteis. Se tiverem alguma a partilhar comigo serão bem vindas.

0 comments:

Enviar um comentário